- Área: 284 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:James Morris
-
Fabricantes: Capital Design Studios Tiles, Dorset Flint, Nemetschek, Northcot Brick, Urban Front, panoramah!®
Descrição enviada pela equipe de projeto. O local relativamente restrito está próximo à estrada entre Reading e Oxford, em West Berkshire, a meio caminho entre os dois hospitais onde ambos os clientes trabalham, além disso, está localizado ao lado de um maravilhoso jardim murado de um hectare que faz parte do terreno, mas fora da área residencial.
O projeto para esta casa de 284 metros quadrados baseou-se no desejo de priorizar a fachada sul e se envolver com o jardim adjacente, anteriormente anexo ao Basildon Park Estate, ao norte. A residência, portanto, se torna parte do muro reconstruído e, consequentemente, do jardim existente.
Como o terreno está elevado alguns metros, desde a frente em direção à parte posterior, e está enquadrado em uma região com altura total estritamente controlada por restrições de planejamento, a casa foi nivelada para que o pátio interno fique parcialmente escavado conforme o solo sobe, aumentando a sensação de fechamento. A casa, portanto, está entre dois mundos - um pátio e um jardim murado.
Uma ala de um único pavimento contendo suíte de hóspedes e sala de estudos ocupa a parte frontal sob um telhado-jardim, enquanto os principais espaços de estar estão voltados para o sul cercando o pátio e sombreados pelo pavimento superior. Um grande espaço aberto, cozinha-sala de jantar, está voltado para o pátio com azulejos que deslizam entre os dois, esfumaçando a experiência de vida interior e exterior.
O pavimento superior contém o dormitório dentro de um volume revestido de madeira, acima do tijolo vermelho reconstruído do jardim murado que culmina, por sua vez, em uma chaminé unindo os dois volumes. O dormitório principal está no final da casa a cerca de um metro acima do solo em ascensão, por isso tem uma grande janela que desliza para a parede com varanda. Por causa desse gesto, vista desde a cama, a casa parece estar flutuando.
Os dormitórios das crianças se abrem para a paisagem do jardim murado, enquanto o outro quarto está em frente aos Chilterns, do outro lado do vale, a leste. Além disso, uma tela parcialmente vertical protege a privacidade das casas próximas. As paredes do térreo são revestidas em pedra, derivadas da antiga escola listada como Grau II de preservação, enquanto a "caixa" superior flutua acima da parede do jardim e é revestida com tábuas de castanheiro.
O pátio é projetado para ser um ambiente calmo e simples que contém um quadrado de grama cortada, uma piscina e uma única árvore. A casa tem uma bomba de calor geotérmico que serve para o piso radiante. Os cálculos de perda de calor da norma BS EN 12831 determinaram uma demanda de pico de energia para aquecimento de 10,7kW.
A fim de fornecer energia suficiente para a recuperação rápida de cilindros de água quente e suportar dois banheiros e dois chuveiros, foi instalado um sistema sueco de bombas de calor de 14kW. Emissões de carbono foram reduzidas em 50% em comparação com serviços equivalentes fornecidos por um boiler.